Seguidores da Aprendiz

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sobre Cuidar de Si Mesmo


Na vida nos preocupamos muito com o outro: o que o outro vai pensar de mim, o que o outro diz a meu respeito, como o outro vai se sentir se eu fizer isso ou aquilo, o que os outros esperam que eu faça?
Mas e eu? O que eu penso e digo sobre mim mesmo, como eu me trato, como eu me sinto em relação ao que me acontece, o que eu preciso que seja feito, de que forma eu posso evoluir e expandir? Essas são as verdadeiras perguntas que importam, aquelas que vão te levar a um terreno fértil e próspero. As demais perguntas só te paralisam, te aniquilam, te anulam pouco a pouco até não sobrar mais nada.
Não é que o outro não tenha valor ou que não precise me importar com ele. Mas, antes disso, preciso me importar comigo e conhecer meu próprio valor. Só assim terei condições de admirar, de respeitar, de compreender o outro como um semelhante, com suas qualidades e suas limitações, tal qual qualquer ser humano.
Cada um tem sua verdade, seu caminho e suas pedras, e é a minha verdade que estou buscando. Parei mais de me preocupar com o caminho que os outros percorrem e comecei a olhar mais para o meu próprio labirinto.
Porque no fundo, percebi que o que importa mesmo é encontrar minha paz, minha felicidade, minha trilha, e seguir firme nela, com fé e com todo o meu amor. Porque eu preciso estar bem, estar inteira em toda e qualquer situação da minha vida, porque o barco é meu, o leme está em minhas mãos, e o destino sou eu quem traça. Muitos embarcarão, outros desembarcarão ao seu bel prazer, mas e eu? Enquanto viver, estarei sempre a bordo. Estarei sempre remando. Às vezes rápido, rumo ao desconhecido, às vezes afogando, em meio ao conhecido, mas sempre, sempre remando, independente de quem esteja ou não embarcado comigo.
Por isso eu digo que o outro é sim importante, mas você, meu amigo, você é imprescindível.

Cuide de você, se ame, se respeite, se ouça, procure sempre cuidar do seu barco, seus lemes, preparar seus mantimentos, montar seu mapa de viagem, porque, quando houver uma grande tempestade e muitos ou todos decidirem desembarcar, ainda assim você terá tudo que precisa para esperar o sol nascer.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí: o que você acha disso tudo?